Tipos de marca INPI: aprenda como escolher

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Tipos-de-marca-INPI-aprenda-como-escolher Climb Registro de Marcas
Registrar marca é algo crucial para toda empresa que está iniciando no mercado ou que já atua há algum tempo em um segmento. O registro de marca, portanto, é a garantia de que a sua marca pertence apenas ao seu negócio, não podendo ser utilizada por nenhum outro empreendimento.

Clique no tópico que deseja ler primeiro:

O que é marca?

A marca é um dos elementos mais importantes para a identificação de qualquer empresa. É por meio dela que as companhias conquistam a confiança por parte dos clientes e consumidores. 

Além disso, a marca diferencia o seu negócio ou o seu produto de negócios e produtos distintos. Assim, também permite com que os clientes percebam de quem estão comprando ou contratando um serviço. 

Registro de Marca: qual a finalidade?

De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, o registro de uma marca assegura o uso exclusivo dela por uma única pessoa física ou jurídica em território nacional. 

Consulta gratuitamente se a sua marca está disponível

Sendo assim, a marca registrada dá ao titular o direito de uso da marca pelo período de dez anos, contados a partir da data de concessão. 

A cada 10 anos, o registro pode ser prorrogado sucessiva e indefinidamente, de modo que, com a renovação, a duração da validade da marca seja perpétua.

Quais tipos de marcas existem atualmente?

A proteção da sua marca começa pela escolha do tipo de marca, considerando que existem quatro tipos, basicamente. São elas:

Marca Nominativa

É um dos tipos de marcas mais comuns, sendo constituída por uma ou mais palavras. Protegendo apenas o nome da marca, a marca nominativa também pode ser desenvolvida com  combinações de letras e números ou com neologismos. 

Por não haver nenhum elemento visual, a marca nominativa precisa ter como principal característica a distinção de toda e qualquer palavra que possa se apresentar similar, o que interferiria na identificação da marca. 

Marca Figurativa

É um estilo de marca mais robusto, com combinação de imagens, incluindo símbolos e desenhos. 

A marca figurativa protege apenas o logotipo e não o nome em si. Mas tem a vantagem de proteger sua empresa contra outra companhia que pretende utilizar um logotipo semelhante.

Marca Mista

Normalmente é um tipo de marca que abrange a combinação de nomes (letras e números) e imagens. Ou combina elementos nominativos com grafia estilizada. 

Essa marca protege tanto o nome quanto o logotipo, aumentando a distintividade da marca. 

Marca Tridimensional

É usada em embalagens, sendo constituída por forma plástica, individualizando os produtos nos quais a marca tridimensional é aplicada. 

A marca pode caducar?

Independentemente da escolha do tipo que marca que deseja registrar no INPI, saiba que a inatividade do uso dela poderá fazer com que seja arquivada. 

Isso pode acontecer após alguns anos sem uso. Não há um período específico para o arquivamento da marca. Afinal, para isso ocorrer, é necessário que uma pessoa dê entrada a um procedimento administrativo de caducidade. 

No caso de uma marca mista, por exemplo, em que o logotipo foi modificado, mas não houve alteração no registro, a marca antiga poderá ser invalidada pelo INPI. 

Daí a importância de registrar toda e qualquer nova atualização na sua marca, seja por questões de mudanças de nome ou alterações de elementos visuais. 

Agora, se você precisa realizar o registro de marca, mas não tem tempo de lidar com todo o processo, deixe que a Climb cuide disso para sua empresa!

 

Não corra esse risco, registre já a sua marca!