Você sabe o que é o Pix? Entenda como ele pode ser importante para o seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
logo pix

Clique no tópico que deseja ler primeiro:

O PIX será lançado oficialmente em todo território nacional em 16/11/2020.

Sabe aquela história de fazer uma transferência bancária na sexta e o dinheiro só entrar na conta na segunda? Isso é coisa do passado. A Transferência Pix chegou para mudar tudo isso.

É uma novidade que veio para facilitar, e muito, a vida do empreendedor.

 

Pix

 

Imagem: Banco Central do Brasil

O que é as Transferência pix?

O Pix (pagamento instantâneo brasileiro) é um novo método de pagamento criado em 2020 pelo Banco Central (BC). Através desse meio de pagamento, o seu dinheiro será transferido para qualquer conta, de qualquer banco, em poucos segundos, não importa o dia ou o horário. O principal objetivo é aumentar a velocidade de pagamentos e transferências.

Quis as vantagens desse novo método de pagamento?

Há duas grandes vantagens em fazer pagamentos esse novo método de pagamento. A primeira delas é que você poderá fazer transferências e pagamentos durante 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive em finais de semana e feriados, e o recebimento ocorrerá em alguns segundos, independentemente do banco.

A segunda vantagem é que o processo de pagamento será muito mais simples e fácil. 

Se hoje, para fazer um pagamento ou qualquer operação financeira, você precisa do número do seu cartão e senha ou de vários outros dados financeiros,  com o Pix será necessária apenas uma informação, que pode ser o CPF, e-mail ou o número de telefone.

Como funciona as Transferências pix

O Pix é um meio de pagamento, assim como boleto, transferência entre contas, cartão de débito e cartão de crédito. 

A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.

Para fazer um pagamento via Pix, é necessário ter uma conta em um banco ou em uma instituição de pagamento participante do Pix. 

O Mercado Pago, por exemplo, apesar de não ser um banco, é uma instituição de pagamento participante do Pix. 

Então, quem tiver uma conta no Mercado Pago, mesmo que não possua nenhuma conta bancária, poderá fazer pagamentos e transferências via Pix.

Existem duas formas de realizar um pagamento via Pix, ambas através do aplicativo do seu banco ou outra instituição de pagamento.

Na primeira forma, você pode ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, através da opção de fazer um Pix no aplicativo.

Na segunda forma, você pode informar uma chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor.

Quando poderei usar a Transferência Pix?

A partir de 16/11/2020, o Pix poderá ser utilizado por toda a população para fazer pagamentos e transferências bancárias.

Como o Pix pode ajudar no meu negócio

Aquilo de ter que enviar uma infinidade de dados ou ter que esperar o serviço de compensação bancária para receber um pagamento acabou. 

O Pix poderá trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, valorizando ainda mais a sua marca, pois será um serviço de pagamento rápido, barato e seguro. Veja quais são as vantagens do Pix:

PRATICIDADE

Com o QR Code do Pix, seus clientes podem pagar instantaneamente com o celular. O pagamento será realizado dentro do aplicativo do banco ou instituição financeira. Assim como há a opção de fazer uma TED no app hoje, terá a opção de fazer um Pix. A diferença é que, com o Pix, o dinheiro fica disponível instantaneamente para o vendedor.

MENOR CUSTO

Vender com Pix é mais barato do que vender com cartões. O pix será gratuito para pessoas físicas. Para empresas, poderá haver tarifas, mas que deverão ser menores do que as que existem hoje.

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

Como o pagamento é aprovado na hora, você consegue liberar a mercadoria mais rápido, além de ter o dinheiro disponível na hora

MAIS CLIENTES

Qualquer pessoa poderá comprar seu produto ou contratar seu serviço, mesmo sem ter conta bancária ou cartão de crédito. Basta o cliente ter um app de pagamento para fazer a transação com Pix.

Esse artigo pode ser útil para alguém que você conhece? Compartilhe através de suas redes sociais

Não corra esse risco, registre já a sua marca!