Preciso registrar meu perfil do Instagram no INPI?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Preciso registrar meu perfil do Instagram no INPI? | Climb Propriedade Intelectual
Você sabe o que pode acontecer aos terrenos sem cerca? Qualquer pessoa pode invadi-las e tomar a parte que quiser, afinal, não há nenhuma placa dizendo: “Propriedade privada”. Certo? Registre seu Instagram no INPI

Clique no tópico que deseja ler primeiro:

O mesmo acontece na web, com apenas alguns cliques qualquer um consegue criar um perfil no Instagram gratuitamente. E aqui está o problema: Qualquer pessoa pode criar uma conta no Instagram e copiar a sua

Exatamente! Usar o mesmo nome que você usa no perfil do seu negócio, agir como se fosse você, enganar pessoas e manchar a reputação da sua marca.

Bem, estando ou não presente na internet, toda marca deve ser registrada: isso é fundamental para evitar apuros (vamos falar de alguns durante o artigo).

A seguir, especialistas da Climb listaram 4 motivos para você fazer o registro de marca quanto antes:

1 – Exclusividade

Ao registrar sua marca, você — e somente você — poderá utilizá-la por todo o território nacional.

Caso você descubra outra pessoa/empresa usando sua marca sem autorização, você pode interromper judicialmente o uso indevido e entrar com um processo pelos danos causados.

Mas você não precisa perder tempo verificando se sua marca está sendo utilizada sem permissão na internet: nós oferecemos o monitoramento de redes sociais, realizando uma busca ativa de uso fraudulento de sua marca.

Conseguimos tirar o conteúdo fraudulento do ar em até 24 horas na maioria dos casos.


Consulta gratuitamente se a sua marca está disponível

2 – Sem risco de cópias

Imagine que você gastou bastante tempo pensando em um logotipo legal para seu negócio, quando, de repente, surge alguém afirmando ser “dono” do seu logotipo. Pior ainda: alegando ter o registro no INPI e que irá processar você.

Que dor de cabeça, não?

Fazendo o registro de marca, você garante que o nome e logotipo de sua marca sejam seus, evitando que outras pessoas possam registrar primeiro e ainda te processem pedindo uma indenização.

3 – Credibilidade

Na era digital, as pessoas têm ficado mais cautelosas do que nunca. Ninguém quer fazer uma compra online e cair num golpe, por exemplo.

Você quer gerar confiança nos seguidores do seu perfil no Instagram sobre seu negócio? Demonstre credibilidade! E aqui estamos falando daquele símbolo ao lado do logotipo que você provavelmente já viu em algum lugar, o ®, que só pode ser usado por marcas registradas.

4 – Franqueamento à vontade

Registrada a marca no INPI, você tem liberdade para franqueá-la. Ou seja: você consegue ceder o direito de uso (junto ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva) dos seus produtos/serviços, criando uma rede de franquias.

Em outras palavras: com o registro de marca, você pode aumentar seus lucros.

Bônus: conselho valioso

Antes de registrar sua marca: faça uma busca no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial e certifique-se de que não existe outra marca com o nome e o desenho que você pretende utilizar. Se precisar de ajuda, é só clicar aqui.

Faça o registro do seu perfil do Instagram no INPI e proteja sua marca

Você não tem apenas um negócio no Instagram, mas um negócio em um local onde qualquer pessoa pode tentar copiá-lo e corroer a imagem da marca que você tanto trabalhou para construir.

Portanto, garanta que sua marca seja somente sua e impeça que pessoas desonestas prejudiquem seu negócio. 

A Climb pode ajudar a sua empresa tanto na matéria técnica sobre registros de marcas como também no planejamento e edificação de seus empreendimentos, além de monitorar as redes sociais para proteger a sua empresa. 

Saiba como registrar seu Instagram no INPI, Entre em contato conosco 

Não corra esse risco, registre já a sua marca!