Quando e como utilizar o símbolo ® de marca registrada?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quando e como utilizar o símbolo ® de marca registrada
O símbolo ® de marca registrada só pode ser utilizado quando a marca estiver devidamente registrada

Clique no tópico que deseja ler primeiro:

A distintividade é a principal característica que uma marca deve observar para poder cumprir a função que lhe é destinada: distinguir um produto ou serviço no mercado, como disse Lélio D. Schmidt no livro A Distintividade das Marcas

É essa distintividade da marca o que a diferencia das demais e o que deve ser protegida, pois é nela que está o real valor da sua marca.

Esse ativo precioso do seu negócio pode ser protegido através do registro de marcas

Quando e como utilizar o símbolo ® de marca registrada

Por que utilizar o ® quando registrar sua marca

O símbolo ® só pode ser utilizado por quem tem sua marca registrada junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse registro é um título que assegura a propriedade e uso exclusivo de sua marca em todo Brasil.

Esse “R” serve como uma comprovação visual de que sua marca já foi devidamente registrada. Para esse registro é necessário seguir alguns requisitos, que você pode verificar aqui.

Cumprindo todos eles, sua marca estará registrada, impedindo que terceiros usem ou registrem marcas colidentes, em produtos ou serviços idênticos, semelhantes ou afins, que suscitem confusão ou associação indevida.

Além disso, com o registro de marca é possível licenciar sua marca para outros, explorando economicamente seu registro.

O uso do ® após o registro é opcional, porém seu uso pode agregar confiabilidade e qualidade aos consumidores, passando uma mensagem de força e crescimento.

Conheça a Climb

Quando se trata da proteção da sua marca, é importante procurar por especialistas nesse processo que ofereçam todo respaldo jurídico necessário para a finalização do registro de qualquer propriedade intelectual.

A Climb atua no assessoramento de todas as etapas do registro de marcas para facilitar e agilizar esse processo. Desde a verificação da viabilidade de registro, protocolo de pedido até o processo jurídico em todas as fases.

Esse acompanhamento constante constrói uma colaboração forte entre a Climb e seus parceiros, tornando o processo mais fluido e simples para o cliente.

Serviços da Climb

Além dos registros de propriedade intelectual, a Climb faz o monitoramento constante das redes sociais e o monitoramento do registro de novas marcas, tudo para proteger o ativo da sua marca e garantir o seu sucesso.

Quando e como utilizar o símbolo ® de marca registrada

 

Monitoramento de Redes Sociais

As redes sociais são grandes vitrines de marcas hoje em dia e usá-las corretamente pode alavancar seu faturamento.

É por isso que o serviço de monitoramento permanente das redes sociais é tão importante: ele irá garantir a proteção e integridade da sua marca contra possíveis reproduções não autorizadas da sua marca ou, até mesmo, contra páginas falsas que estejam se aproveitando da sua marca e roubando seus clientes.

Monitoramento de Marcas Registradas

Após a obtenção do registro de marca junto ao INPI, você já pode adicionar o famoso ® a sua logomarca. Mas é preciso garantir que não surjam novas marcas que possam confundir o público e desviar seus clientes para a concorrência.

Com mais de 7 mil novos pedidos de registros de marca no INPI por semana, não é de se duvidar que uma nova marca possa surgir com similaridades que possam colidir com a sua.

Porém, com o monitoramento de marca registrada constante oferecido pela Climb, sua marca e distintividade estarão protegidas e asseguradas.

 

Não corra esse risco, registre já a sua marca!