Quais os riscos de não registrar sua logomarca?

5 riscos de não registrar sua logomarca
Não formalizar o registro de sua logomarca pode acarretar em diversas dores de cabeça para seu negócio, por isso indicamos se prevenir e atentar ao direitos legais de sua marca.

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O registro de logomarca é um procedimento legal indispensável quando se trata de proteger sua empresa contra a concorrência. Além disso, preserva os esforços depositados na identidade da marca.

Dentre as principais vantagens de proceder com a formalização, encontram-se: 

  • Possibilidade de segmentar a marca, impulsionando os ganhos financeiros; 
  • Fortalecimento do relacionamento com os clientes; 
  • Maior cuidado com a imagem da empresa;

No entanto, muitos ainda não regularizaram o registro, expondo a marca a diversos riscos. Continue neste artigo da Climb para saber mais!

Conheça 5 riscos ao não formalizar o registro de logomarca

Confira abaixo quais são os principais riscos que as empresas estão expostas ao não realizarem o registro de logomarca:

Violar os direitos legais de marcas que já estão registradas

Se outra empresa já tem o registro de logomarca, idêntico ao do seu negócio, essa situação pode se configurar como infração judicial, gerando multas e indenizações. 

A partir de uma prévia pesquisa na base do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão regulador, é possível evitar grandes dores de cabeça. 

Surpreender-se negativamente ao perder o direito de uso do nome

Ainda que sua empresa exista há alguns anos sem possuir o registro de logomarca, a regra é simples: quem registrar primeiro, ganha os direitos legais de exclusividade para o uso da marca. 

Essa premissa é protegida pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96). Portanto, vale a pena seguir o que já está em vigor.


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Os investimentos em marketing podem ir por água abaixo

Por menor que seja a empresa, uma coisa é fato: todos dedicam capital e esforços na construção da identidade da marca (branding) e, na definição das estratégias de marketing

Ao longo do tempo, naturalmente, a empresa empregará investimentos na personalização de fachadas, produção de materiais gráficos, criação de website e divulgação em mídias digitais, por exemplo. 

Agora imagine se, de repente, sua empresa descobre que outra pessoa já possui o registro de sua marca e sua empresa se vê na obrigação de mudar o nome?

E quanto aos materiais e estratégias já elaborados?

Nesse caso, infelizmente, mesmo após a adequação para um novo nome, a perda financeira será inevitável. 

Enfraquecer a reputação da marca

Temos certeza de que sua marca possui uma cartela de clientes para os quais seus produtos ou serviços são uma referência ao que se propõem.

Veja abaixo os possíveis cenários: 

  • Gradual enfraquecimento da marca;
  • O relacionamento construído com os clientes fica abalado e, muitos podem perder a confiança na empresa;
  • Diminuição das vendas. 

Ficar vulnerável à concorrência

Por fim, quando o registro de logomarca não é feito, outro risco importante a ser lembrado é deixar sua marca vulnerável às estratégias de negócio da concorrência. E, muitas vezes, podem não ser as mais bem intencionadas.

Por exemplo, caso sua empresa esteja em evidência no mercado, terceiros podem se aproveitar disso e “copiar” produtos ou serviços. 

Como regularizar o registro de marca da minha empresa?

Para muitos empresários e pequenos empreendedores, o tempo gasto com outras atividades do negócio inviabiliza a tarefa de registrar a marca dentro das normas legais. 

Além disso, podem não saber como funciona o processo regulatório, visto que é preciso alguns conhecimentos técnicos sobre o assunto.

A boa notícia é que existem empresas que atuam exclusivamente com proteção de marcas, assim como a Climb e nossos especialistas. 

Facilitamos, intermediamos e assessoramos o processo do registro de marcas junto ao INPI, do início ao fim.

Acesse o site da Climb para conhecer mais sobre nós e descubra como podemos ajudar a regularizar sua marca!

Não corra esse risco, registre já a sua marca!